domingo, 17 de novembro de 2013

PORTO DA PEDRA 2007


Escola do Dia: PORTO DA PEDRA 2007
Categoria: Enredo de temática afro

         Em 2007, a Porto da Pedra apresentou o enredo "Preto e Branco a Cores" trazendo uma homenagem à África do Sul e ao seu principal líder, Nelson Mandela. O enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco Milton Cunha, tendo a escola alcançado a 10ª posição naquele desfile. 
         O que falar dessa apresentação? Sinceramente, quase nada me agradou ali. Tinha uma grande expectativa no desfile da Porto da Pedra. Primeiro, por causa do enredo, que seria negro em sua essência. Segundo, pelo belíssimo samba, e terceiro, pelo fato de eu gostar muito da escola de São Gonçalo. Mas, confesso que me decepcionei.
           Inicialmente, em termos plásticos, a escola estava muito abaixo do esperado. Alegorias simplórias (e até feias), algumas aparentando o grupo de acesso, e pecando pela falta de criatividade e acabamento. Fantasias piores ainda. Nem o efeito "mar de baianas" que o carnavalesco propôs dar deu muito certo. Harmonia fraca, evolução irregular, comissão de frente sem graça e enredo muito mal desenvolvido. Até o seu trunfo não funcionou: o samba-enredo. Este era (e ainda é) o meu favorito entre todos os sambas da escola. Sempre que ponho o CD de 2007 pra tocar, é um dos que mais ouço. Mas a sensação que tive é de que é um samba feito pra ser bom no CD e não na avenida, já que não funcionou e a escola passou morta e fria pela Sapucaí.
        Em síntese, o desfile não conseguiu emplacar. Contrariando as previsões de que todo enredo de temática afro tem meio caminho andado para o sucesso, o desfile de 2007 foi daqueles que já caiu no esquecimento. Espera mais da Porto da Pedra naquele ano. Bem mais...

"Liberdade, pelo amor de Deus
Liberdade a este céu azul
É minha terra, orgulho meu
Porto da Pedra canta a África do Sul"

3 comentários:

  1. Discordo bastante da sua visão. Foi um desfile quente. Eu gostei mto. E ainda gosto mais do ano do Japão em que a achei injustiçada

    ResponderExcluir
  2. Tambem nao curto esse desfile da Porto da Pedra. Como de costume, Milton Cunha teve uma ideia brilhante, mas o desenvolvimento em alegorias e fantasias foi fraco, deixando a escolar visualmente poluida...

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a participação de vocês!!! E mais legal ainda é a divergência de opiniões. No face, alguns concordaram com o que eu disse (de não ter gostado do desfile). Já outros acompanharam a opinião do Daniel (exaltando o chão da escola).

    ResponderExcluir